Honras, pompas e circunstâncias
Tem coisa mais fofa do que a hora em que as dama de honra e o pajem entram na cerimônia de casamento? Para que suspira e adora esse momento, pesquisamos algumas dicas e ideias para inspirar as noivas de plantão.
E se você é dessas que acredita que o vestido da daminha precisa ser igual ao da noiva, pode relaxar. O bacana é que o modelo acompanhe o tema e a decoração da festa, aproveitando a cartela de cores e as texturas propostas.
Outra dica bacana é pensar no conforto das crianças. Afinal, o casamento pode demorar um pouco e quanta mais confortável sua daminha se sentir, mas sorridente ela estará.
E você sabe como surgiu a tradição das damas de honra? Em nossas pesquisas encontramos várias hipóteses de como teriam nascido a ideia dessa companhia na hora de dizer sim e na maioria delas eram as mulheres mais velhas que cumpriam esse papel. Alguns registros apontam Roma como primeiro local a adotar a prática. O motivo? Eram necessárias 10 testemunhas para validar o casamento, e, segundo a crença deles, os maus espíritos tentariam confundir a noiva, por isso as testemunhas deveriam se vestir igual a ela, para despistar qualquer má intenção de outro mundo. Outras pesquisas garantem que a tradição teve seu início na Idade Média. Para evitar que prometida fosse tomada pelo Senhor Feudal, seus parentes e amigos próximos vestiam as mulheres casadas da família com os mesmos trajes que ela.
Hoje em dia a gente não precisa se preocupar com sequestros nupciais e nem com roupas iguaizinhas. É só escolher um modelito confortável e bonito e aproveitar esse momento com as fofuras da família.