Pedidos de casamento
E os pedidos?
Tão clássicos, se mantém até hoje… de onde vieram?
Da forma como conhecemos hoje, o casamento teve origem na Roma Antiga.
Na época, surgiram as primeiras cerimônias religiosas com a presença formal de uma noiva.
Entre os latinos e patrícios no Império Romano da antiguidade, o pai da moça passava o poder de vida e morte que tinha sobre a filha, ao rapaz. Hoje, o pedir a mão transferiu-se para a mão da noiva (e não a do pai sobre ela).
A aliança hoje em dia trocada entre o casal, era vermelha e trocada entre a família, simbolizando o sangue novo da nova família.
Muitos anos mais a frente, com a colonização portuguesa em nosso país, a formalidade mudou pouco. As mulheres continuaram precisando da permissão de seus pais para que casassem. Em alguns casos, por questões políticas, financeiras e de status, os filhos já eram prometidos desde o nascimento.
Sendo arranjado mais tarde, o pai da noiva era o responsável por decidir o melhor para sua filha, ou seja: seu futuro marido e posses.
Os pais do noivo apareciam a casa da família da noiva e se aceito, a família da noiva deveria pagar o dote, de acordo com seu valor e o status da família.
O vestido de noiva como vemos hoje em dia, pomposo e branco, surgiu lá no século XIX, na Inglaterra, com a Rainha Vitória. Usava-se muito vermelho ou dourado, mas Vitória, usou o primeiro vestido de noiva branco da história.
Não bastando, cometeu a ousadia de fazer o pedido de casamento a quem realmente amava: seu primo, o príncipe Albert.
Além disso, usou a Marcha Nupcial de Wagner para a entrada de seu casamento, perpetuando-a como música para cerimônias matrimoniais, mesmo que Wagner discordasse um pouco disso.
Hoje em dia, continuamos com parte do tradicionalismo nos pedido de casamento, afinal, ainda tem noivo que vai à casa da noiva pedir sua mão em casamento. Outros, pedem diretamente para a noiva em diversas ocasiões, como um jantar à luz de velas ou local em que o casal tenha alguma história.
O que importa no fim das contas, é o sentimento e a conexão do casal, pois assim as palavras certas virão na hora e o sentimento fluirá naturalmente!
Conhece ou já viveu alguma história linda de pedido de casamento? Conta para a gente!
E para incentivar os corações apaixonados, deixamos aqui um ótimo ponto de partida, a nossa loja online, onde você encontra verdadeiras inspirações, nos visite lá no www.dechelles.com.br.