Altas temperaturas repentinas: como se cuidar da melhor forma e evitar problemas causados pelo calor.
Nas últimas semanas, uma onda de calor invadiu nosso país e, com isso, alguns cuidados são necessários. Climas oscilantes têm sido cada vez mais frequentes, não só no nosso país, como em todo o mundo.
Com temperaturas acima de 40°C em algumas regiões, o Brasil vem enfrentando uma onda de calor intenso que pode acabar gerando alguns danos à nossa saúde se não tomarmos a atenção necessária e termos os cuidados para combater essa montanha russa climática.
Separe sua garrafinha de água e confira com a gente!
O primeiro ponto que vamos abordar é a importância de beber bastante água e manter seu corpo bem hidratado.
As altas temperaturas acabam fazendo que nosso corpo precise de mais água. Isso porque o nosso organismo precisa de uma fonte maior para ajudar a regulação térmica, já que o calor nos faz transpirar de forma, consideravelmente, maior que em climas normais.
Por isso indicamos que você sempre esteja bem acompanhado da sua garrafinha de água. É indicado consumir, pelo menos, 2,5L de água por dia, então não se esqueça de levar a sua para onde for.
Além disso, ouça os sinais do seu corpo: ao sentir sede, BEBA ÁGUA! Muitos de nós têm o costume de enrolar ou até mesmo esquecer de beber água durante o dia e isso não pode acontecer.
Também se atente à coloração da urina: Quanto mais escura, maior é a necessidade de aumentar o consumo diário de água.
Uma outra dica imprescindível é consumir mais alimentos ricos em água. Frutas e vegetais como a melancia, abacaxi, morango, laranja, melão, laranja, pepino, abobrinha, cenoura, alface, tomate e brócolis, por exemplo, serão seus grandes aliados para manter uma boa nutrição e hidratação do corpo. Faça os seus mixes, shakes, sopas, sucos e saladas com seus preferidos para aumentar a ingestão de líquidos na sua rotina e se mantenha feliz e bem cuidada!
Não esqueça os cuidados com a pele!
Se você for se expor ao sol, não se esqueça do protetor solar. Uma camada bem distribuída pelas áreas que serão expostas te protegerá contra os raios ultravioleta e proteger sua pele de possíveis vermelhidões, manchas, bolhas e queimaduras. Aposte também em chapéus, bonés e óculos de sol para aumentar a proteção.
Vale lembrar que a alta de incidência de raios solares é entre às 10h e às 16h, podendo ser altamente prejudicial e causar insolação e câncer de pele. Não dê moleza e esteja sempre com seu protetor solar à disposição.
Temperaturas altas, roupas mais leves.
Tecidos como algodão, linho, viscose, seda e crepe têm mais leveza e permitem que o corpo respire mais durante as épocas mais quentes. Desta forma, você garante mais frescor e conforto.
Leve em consideração o tipo de ambiente, a formalidade exigida e faça combinações de looks que te permitam se sentir bem consigo mesma, prezando pelo seu bem-estar e não percam a adequação necessária.
Climatização de ambientes internos também é algo importante!
O calor não discrimina lugares, então buscar manter uma boa climatização de ambientes internos também pode ser fundamental para evitar o desconforto e mal-estar gerados pelas altas temperaturas.
Climatizadores e ar condicionados podem ser peças chave para manter sua casa ou ambiente de trabalho bem refrescados. Além de oferecerem um grande conforto térmico, eles também são capazes de cobrir uma área maior de cômodos e refrigerar ambientes mais amplos.
Como contraponto, eles podem gerar um gasto maior de energia elétrica e aumentar seu custo mensal de consumo.
Neste caso, ventiladores são uma opção mais acessível e tão funcionais quanto. Para um melhor uso e efeito, busco posicioná-los de forma estratégica para que eles possam alcançar mais áreas e trazer o frescor necessário ao cômodo desejado.
Agora, uma opção de custo baixíssimo e que ainda pode ser uma ótima forma de decoração, é apostar em plantas. Elas ajudam a umidificar mais o ambiente e diminuir temperaturas.
Áreas verdes são de grande importância para todos os lugares, em ambientes internos e externos, por isso é essencial preservar e incentivar o uso de plantas.
Tente também manter entradas para correntes de ar circularem e bloquear as entradas de sol como uma ajuda complementar.
A alta nas ondas de calor pode ser um grande desafio um tanto insuportável, mas com os cuidados especiais e redobrados, podemos enfrentá-la de forma prática, consciente e saudável. Esteja atento aos sinais do seu corpo, mantenha-se hidratado, use roupas adequadas e busque abrigo nos momentos mais intensos de calor.
Ao adotar essas precauções, você cuida da sua saúde e bem-estar para enfrentar as altas temperaturas de forma mais segura e suportável.